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Bolsa Família bloqueia 18 mil no Amazonas; veja como voltar a receber

Divulgadas regras de gestão do novo Bolsa Família - Novo cartão do programa Bolsa Família. Foto: Roberta Aline / MDS

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O programa Bolsa Família passou por atualizações ao longo do mês de abril. Com as mudanças, um grupo de beneficiários não receberá em abril e maio. Em todo o país, 896 mil famílias estão com o benefício bloqueado. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que 18.075 famílias foram bloqueadas no mês de março, no estado do Amazonas.

Ainda no Amazonas, 7.740 famílias foram canceladas. Entre os principais motivos do bloqueio estão as famílias que não regularizaram seus cadastros, famílias com pendência no CPF na Receita Federal e pessoas com pendência por indício de falecimento, conforme identificado no CadÚnico.

O Governo Federal enviou mensagens no início do mês aos beneficiários sobre o bloqueio do benefício por averiguação. A mensagem dizia: “Benefício de abril bloqueado por averiguação – você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor de cadastro na sua cidade e evite o cancelamento do seu Bolsa Família. Informe corretamente no cadastro todas as pessoas que moram com você. Motivo: COD 15 – P6”.

Com o bloqueio a família continua no Programa por até 6 meses, mas não consegue sacar até que a situação seja regularizada. Após a regularização o benefício é desbloqueado, incluindo, as parcelas anteriormente bloqueadas.

Como regularizar o Bolsa Família?

Os beneficiários que foram alertados sobre o bloqueio ou suspensão do benefício precisam comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados. O município é responsável por atualizar os dados e os envia ao Governo Federal para que o benefício não seja interrompido.

Em Manaus o CRAS fica localizado nos bairros Alfredo Nascimento, Alvorada, Betania, Crespo, Colônia Antônio Aleixo, Japiim, Terra Nova, Nossa Senhora da Conceição, Cidade Nova, São José, Compensa, São Raimundo e Cachoeirinha. Para atualizar o cadastro é necessário levar os documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de residência) e dos integrantes da família para que os dados sejam atualizados corretamente.

Para verificar se sua família foi aprovada para receber o Bolsa Família, o responsável deve fazer a consulta pelo CPF diretamente no aplicativo do Bolsa Família. Além disso, é possível consultar pelos aplicativos Caixa Tem e Portal Cidadão Caixa, ou então entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121.

*Com informações do Segundo a Segundo

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