*Da Redação Dia a Dia Notícia
Belém ganhou destaque internacional ao ser eleita a 7ª melhor cidade do mundo para os amantes da gastronomia, segundo ranking da revista ‘Lonely Planet’, referência global em guias de viagem. A capital paraense foi a única representante brasileira entre as 15 cidades selecionadas e a publicação viralizou nas redes sociais.
A capital do Pará foi destacada por sua culinária rica em biodiversidade, tradição e inovação. Belém foi a única cidade do Brasil mencionada ao lado de grandes localidades gastronômicas, como Lyon, na França; Porto, em Portugal; Lima, no Peru; e Bangkok, na Tailândia.
Segundo a publicação, a gastronomia belenense é “uma explosão de história, ciência e arte”, resultado da fusão de influências indígenas, africanas e portuguesas que, ao longo dos séculos, moldaram uma das cozinhas mais autênticas do planeta.
O destaque inclui pratos icônicos como maniçoba, pato no tucupí e tacacá, todos preparados com ingredientes regionais únicos. A dica foi compartilhada no site da revista, que possui mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais.
Esse novo reconhecimento reforça a posição de Belém como polo gastronômico global. Em 2015, a cidade foi nomeada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
A escolha se deu pela valorização dos saberes tradicionais e pelo uso sustentável dos insumos da floresta, além da forte conexão entre a alimentação e a identidade cultural da região.
Um dos maiores símbolos dessa gastronomia viva é o Mercado Ver-o-Peso, um dos maiores mercados abertos da América Latina. No local, é possível encontrar desde ingredientes exóticos, como jambu e tucupi, até pratos preparados na hora por vendedores tradicionais — tudo com vista para a baía do Guajará.