Search
booked.net
Search
Close this search box.

Barroso atribui impeachment de Dilma à falta de apoio político e chama ‘pedaladas’ de ‘justificativa formal’

*Da Redação do Dia a Dia Noticia 

O ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Luís Roberto Barroso atribuiu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff à falta de apoio político e chamou as chamadas “pedaladas fiscais”, que motivaram a decisão do Congresso de afastá-la, de “justificativa formal” para o processo.

A afirmação está em um artigo de autoria do ministro — divulgado originalmente pelo jornal “Folha de S.Paulo” — que integra edição da Cebri-Revista, a ser lançada no próximo dia 10. A publicação terá periodicidade trimestral e acesso digital gratuito.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) se define como uma instituição independente que atua na área de relações internacionais com o objetivo de formular políticas públicas e promover a agenda internacional do Brasil.

O título do artigo de Barroso, que atualmente preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é “A Democracia sob pressão, o que está acontecendo no mundo e no Brasil”.

No texto, o ministro afirma que o “motivo real” para o impedimento da ex-presidente foi a “perda de sustentação política”.

“A justificativa formal [para o impeachment] foram as denominadas “pedaladas fiscais” – violação de normas orçamentárias –, embora o motivo real tenha sido a perda de sustentação política”, escreveu Barroso.

Ele afirmou ainda que o então vice-presidente Michel Temer assumiu o cargo até a conclusão do mandato e procurou “implementar uma agenda liberal, cujo êxito foi abalado por sucessivas acusações de corrupção”.

“Em duas oportunidades, a Câmara dos Deputados impediu a instauração de ações penais contra o presidente”, lembrou o ministro.

*Com informações do G1

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.