Search
booked.net
Search
Close this search box.

Átila Lins foi o único parlamentar da bancada do AM a votar a favor para manter ‘saidinha’ de presos

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Dos políticos que fazem parte da bancada federal do Amazonas, o deputado Átila Lins (PSD) foi o único que votou a favor do veto, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de lei da ‘saidinha’ de presos. O veto foi derrubado na terça-feira (28).

A derrubada do veto teve cinco votos de deputados federais e de dois senadores do Amazonas. Na Câmara, 314 deputados votaram contra o veto, 126 a favor e houve duas abstenções. Já no Senado, foram 52 votos contra, 11 a favor e uma abstenção.

Dos deputados federais do Amazonas, Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino (UB), Saullo Viana (UB), Sidney Leite (PSD) e Amom Mandel (Cidadania) votaram contra. Adail Filho e Silas Câmara, ambos do Republicanos, não estavam presentes na sessão. Átila Lins foi o único a votar a favor.

Já no senado, Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) votaram contra o veto, e Omar Aziz (PSD) estava ausente.

Com a derrubada do veto, fica mantida a proibição da saída de presos para visitar à família em datas comemorativas como Dia das Mães e Natal e participar de atividades que contribuam para o retorno do convívio social.

Será permitido deixar temporariamente a prisão apenas para estudar, seja ensino médio, superior, supletivo ou cursos profissionalizantes. O benefício vale apenas para presos do regime semiaberto.

O presidente manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.

Pela legislação atual, presos que estão no semiaberto, que já cumpriram um sexto do total da pena e que possuem bom comportamento podem deixar presídio por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.