*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os astronautas da Nasa, Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, retornaram à Terra após quase nove meses presos no espaço, mais especificamente na Estação Espacial Internacional, que orbita a 400 quilômetros acima da Terra, após a falha no retorno de uma missão programada para durar apenas uma semana.
Eles embarcaram na cápsula Crew Dragon, da SpaceX, na manhã desta terça-feira (18), em uma cápsula da SpaceX, ao lado do comandante americano Nick Hague e do piloto russo Aleksandr Gorbunov, ambos da missão Crew-9, para a viagem de volta à Terra.
A viagem terá aproximadamente 17 horas de duração, com aterrissagem prevista para as 19 horas desta terça-feira, na costa da Flórida.
A cápsula Crew-9 da SpaceX iniciou sua reentrada na atmosfera terrestre por volta das 18h (de Brasília), enfrentando temperaturas superiores a 1.900°C e possível blecaute de comunicação. Para desacelerar de 27 mil km/h para menos de 30 km/h, acionou paraquedas antes do pouso no oceano, onde foi resgatada. Os astronautas, que passaram nove meses no espaço, foram avaliados por equipes médicas antes de retornarem ao Johnson Space Center. A Nasa transmitiu ao vivo a missão.