*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Renato Júnior (Avante), ex-secretário municipal de Infraestrutura de Manaus, regularizou uma pendência com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), ficando apto a concorrer nas eleições deste ano como possível vice-prefeito na chapa de reeleição do atual prefeito David Almeida (Avante).
O juiz Fabrício Frota Marques, relator do caso no TRE-AM, acatou o pedido da defesa de Renato Júnior, que enfrentava irregularidades na prestação de contas das eleições de 2018, quando foi candidato a deputado estadual. Para resolver a questão, Renato devolveu R$ 17.605,25 aos cofres públicos, montante que foi recolhido ao Tesouro Nacional, permitindo a quitação eleitoral necessária para sua candidatura.
Essa regularização ocorre em um momento estratégico para a campanha de reeleição de David Almeida. Na semana passada, Renato foi exonerado de seu cargo como secretário de Infraestrutura, uma medida que já indicava a formação de uma chapa composta exclusivamente por membros do partido Avante. A exoneração de Renato e de outros secretários também está alinhada com o prazo legal para a desincompatibilização de ocupantes de cargos no Executivo que pretendem se candidatar nas próximas eleições.
Leia mais: Cotados para ser vice de David Almeida, Renato Júnior e Shádia Fraxe são exonerados de secretarias