Como incentivo à causa pela pandemia do novo coronavírus, diversas celebridades estão compartilhando, nas redes sociais, motivos para permanecer em casa, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na segunda (23), a atriz e produtora Natalie Portman publicou uma foto tirada pela sua filha de 2 anos, Amália, pedindo para que seus seguidores não saírem de casa, em respeito aos profissionais que atuam no combate à doença.
“Alguns de meus amigos são imunodeprimidos, estão grávidas e particularmente vulneráveis. Fico em casa por eles e pelos milhões de profissionais de saúde que arriscam suas vidas todos os dias por nós. Por quem você fica em casa?”, perguntou a atriz.
Com a hashtag #IStayHomeFor (#EuFicoEmCasa), outras famosas estão também aderindo a campanha. A atriz da saga Harry Potter e embaixadora da ONU, Emma Watson, contou que sua família e amigos são os principais motivos pessoais para seguir em isolamento. “Minha avó tem mais de 70 anos, sendo particularmente vulnerável…Minha mãe é diabética tipo 1 e minha melhor amiga é profissional de saúde. Fico em casa por eles. Por quem você está ficando em casa?”, publicou a atriz.
Com sintomas do novo coronavírus, a brasileira Alice Wegmann listou também quem a fez aderir a quarentena. “Vi a Emma Watson fazendo isso e pensei da gente lançar esse desafio aqui também. Quero chamar os amigos e perguntar: POR QUEM VOCÊS FICAM EM CASA? Poste uma foto com a #EuFicoEmCasa por quem você se preocupa e de quem quer cuidar. Vamos?”, escreveu a atriz.
Inspirada, Julia Konrad também se juntou a campanha: “Alice Wegmann lançou o desafio #EUFICOEMCASA , e agora eu te pergunto: de quem VOCÊ quer cuidar? A ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) apresentou relatórios para o governo que estimam mais de 5 mil mortes no Brasil decorrentes do COVID-19 até 6 de abril – isso é daqui a duas semanas. Obrigada a todos os profissionais na linha de frente, especialmente os da área da saúde, supermercados, farmácias, e entregadores e motoboys. E você? Por quem você fica em casa?”.