*Da Redação Dia a Dia Notícia
O candidato a deputado federal Arthur Virgílio Neto (MDB) visitou, na último sexta-feira, 18, a ‘PAM Plásticos’, no Distrito Industrial de Manaus, onde conheceu a linha de produção e conversou com trabalhadores sobre a rotina do Polo Industrial de Manaus (PIM). Durante a agenda, ele defendeu a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM) como instrumento de geração de empregos, renda e investimentos no Amazonas.
Durante a visita, Arthur percorreu diferentes setores da PAM Plásticos, incluindo a linha de produção e a área administrativa. A empresa atua há mais de quatro décadas na fabricação de componentes e produtos de plástico destinados a segmentos como eletrônicos, eletrodomésticos, indústria automotiva e produtos elétricos.
Entre os itens produzidos estão gabinetes para televisores e monitores, componentes para aparelhos de ar-condicionado, fontes de alimentação, peças automotivas, embalagens e produtos de EPS (isopor).
Dados da Suframa mostram que o Polo Industrial de Manaus faturou R$ 121,76 bilhões no primeiro semestre de 2026, com média mensal de 130.903 empregos. Em 2025, o faturamento anual chegou a R$ 227,67 bilhões, enquanto o número de empregos diretos alcançou 131.401.
Ao comentar os números, Arthur afirmou que a importância da Zona Franca pode ser observada diretamente nas fábricas e na vida dos trabalhadores.
“Quando entramos em uma linha de produção, vemos que por trás de cada número existe uma pessoa, uma família e uma história. A Zona Franca significa emprego, renda, investimento, tecnologia e oportunidade para milhares de amazonenses. É um modelo que precisa ser defendido com firmeza e conhecimento”, afirmou.
Durante as conversas com os funcionários, o candidato também abordou a necessidade de manter a competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial. Segundo ele, garantir segurança jurídica e condições para a continuidade dos investimentos é necessário para preservar os postos de trabalho e ampliar as oportunidades no Estado.
A visita faz parte da agenda de Arthur voltada à aproximação com setores produtivos do Amazonas. O candidato, que já exerceu os cargos de prefeito de Manaus, senador, deputado federal e ministro de Estado, afirmou que pretende utilizar a experiência acumulada na defesa dos interesses do Estado no Congresso Nacional.
“Eu sei o que a Zona Franca representa para Manaus e para o Amazonas. E quero voltar a Brasília para defender esse patrimônio com experiência, conhecimento e coragem. O emprego que está aqui dentro da fábrica começa com a decisão de garantir que essa indústria continue tendo condições de produzir e investir no nosso Estado”, afirmou.
*Com informações da assessoria
