*Da Redação Dia a Dia Notícia
Apoiar a produção e a comercialização do artesanato indígena do Amazonas é uma das principais atividades da Fundação Estadual do Índio (FEI). Com base nesses objetivos, o Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki e artesãos do Amazonas levarão seus produtos para o tradicional Carnaboi, promovido pelo Governo do Estado, que será realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.
A iniciativa visa o desenvolvimento sustentável e também fortalecer a autonomia econômica dos povos originários.
No evento, os amantes dos bois-bumbás, Caprichoso e Garantido, poderão encontrar adereços indígenas como peças artesanais, vestimentas e acessórios.
“O Carnaboi é símbolo da cultura amazonense ajudando na movimentação da renda, além de dar visibilidade para os nossos parentes”, comentou o diretor-presidente em exercício da FEI, Vanderlei Alvino.
“Ficamos muito felizes em poder compartilhar com os foliões o nosso trabalho, pois é através da arte que podemos sensibilizar a população para a questão indígena”, ressaltou Yuri Magno, um dos artesãos do Yandé Muraki.
Além do Carnaboi, a instituição também participa do Festival Folclórico de Parintins (distante 372 quilômetros de Manaus), através da Feira de Artesanato e Produtos Indígenas do município.