*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Arquidiocese de Manaus se prepara para a celebração da Festa de Pentecostes, neste domingo (8), no Sambódromo. Além da tradicional missa, o evento contará com uma importante ação solidária de coleta de alimentos não perecíveis. A iniciativa é organizada pela Cáritas Manaus, que destinará as doações a famílias em situação de vulnerabilidade social por meio das Cáritas Paroquiais.
Os fiéis que comparecerem ao Sambódromo poderão fazer suas doações em quatro pontos de coleta localizados nas entradas das avenidas do Samba, Pedro Teixeira e Lóris Cordovil, na zona Centro-Oeste da capital. A expectativa é que mais de 50 mil católicos de toda a região participem da Festa de Pentecostes. A Cáritas faz um apelo, para que as doações sejam feitas com atenção ao prazo de validade dos produtos.
Organização do trânsito e transporte
Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Sambódromo, a rua Flaviano Limongi será interditada a partir das 6h30 para estacionamento exclusivo de viaturas operacionais. Além disso, duas faixas da avenida Pedro Teixeira, em frente ao Sambódromo, também serão bloqueadas.
Stanley Ventilari, diretor de operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), explicou que o objetivo é “garantir a fluidez do trânsito, preservar a segurança dos fiéis e ordenar a circulação na região com o mínimo de impacto para o tráfego local”. O fluxo geral de veículos não será alterado, mas poderá haver ajustes pontuais.
O estacionamento para ônibus estará disponível nas avenidas Belmiro Vianez e alameda do Samba. Equipes de agentes de trânsito do IMMU estarão em pontos estratégicos para orientar motoristas.
As linhas de ônibus que circulam pelas avenidas Pedro Teixeira, Loris Cordovil e Constantino Nery manterão seus itinerários normalmente. No entanto, caso haja necessidade de interdições temporárias durante o evento, as rotas serão ajustadas e as alterações informadas no local.