*Da Redação Dia a Dia Notícia
O vereador de Manaus Wallace Oliveira (Pros), vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assume a cadeira de prefeito de Manaus até o domingo (08/05) em razão da viagem do prefeito David Almeida (Avante) para a Espanha. O chefe do executivo municipal participa da Maratona de Barcelona pelos próximo quatro dias.
O parlamentar evangélico assume a prefeitura devido ao fato do vice-prefeito Marcos Rotta (PP) e o presidente da CMM David Reis (Avante) serem pré-candidatos nas eleições de outubro deste ano. A lei eleitoral os obriga a renunciar até seis meses antes do pleito para poderem se candidatar.
Rotta assumiu a presidência do Progressistas no Amazonas e precisou deixar o cargo de vice-prefeito e secretário de Infraestrutura do município. O político ainda está em fase de pré-candidatura, podendo concorrer à Câmara ou ao Senado Federal. Já David Reis confirmou recentemente sua pré-candidatura a deputado estadual, ficando impedido de assumir o cargo no executivo.
Outra vez
Essa não é a primeira vez que Wallace Oliveira assume a prefeitura de Manaus devido à descompatibilização de outros candidatos. Em 2018, os quatro nomes da linha sucessória abaixo do então prefeito Arthur Neto (PSDB) não poderiam assumir o cargo devido a lei eleitoral: Marcos Rotta, Wilker Barreto, Felipe Souza e Fred Mota.
Com os quatro incompatíveis, Wallace assumiu o cargo quando Arthur precisou viajar ao estado de São Paulo em abril de 2018.