Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após polêmica sobre falta de creches, David Almeida consegue aprovação na CMM para construção de três novas unidades que vão custar mais de 13 milhões

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, nesta segunda-feira (04/03), a construção de três novas creches conforme projetos de lei enviados pelo Executivo municipal para o parlamento. Cada um delas vai custar R$ 4,39 milhões aos cofres públicos. Em sua gestão, Almeida construiu apenas duas creches, o que representa 17 a menos que a gestão anterior. A aprovação dessas unidades, cujos PLs estão tramitando desde outubro do ano passado, vem para reforçar a promessa feita por David Almeida durante leitura da mensagem governamental na casa de que iria duplicar o número de vagas até o final deste ano.

“Quando assumimos, em 2021, tínhamos 5.104 vagas em creches e, até este primeiro semestre, passaremos para 10.208 vagas. Estamos dobrando o número de vagas em creches e ampliando esse atendimento para crianças de 1 a 3 anos. Quero poder ser o prefeito desta cidade que, ao final do mandato, tenha a melhor educação básica do Brasil”, destacou o prefeito David Almeida, ao abrir os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no dia 6 de fevereiro.

Os Projetos de Lei tiveram os pareceres aprovados pelos parlamentares, e seguiram para a sanção da Prefeitura de Manaus.

A primeira matéria legislativa a ser votada foi o Projeto de Lei nº 567/2023, que oficializa a construção da Creche Municipal Almirante Victorio José Barbosa da Lomba. Em sequência, o Projeto de Lei nº 568/2023 oficializou, também, a construção da Creche Municipal José de Oliveira Fernandes. Por fim, os parlamentares aprovaram o parecer ao PL 572/2023 para a construção da Creche Municipal Caio Fabio D’Araújo.

Além destes, os parlamentares enviaram outros dois projetos à sanção e deliberaram sete proposituras que seguiram para a análise das comissões técnicas da CMM. Outros sete projetos tiveram os pareceres de comissões aprovados e avançaram na Casa Legislativa.

Todos os projetos podem ser conferidos no site oficial da Câmara (cmm.am.gov.br), nas abas Atividade Legislativa > Plenário > Pautas.

Reajustes

A sessão iniciou com a deliberação, sob pedido de urgência, do Projeto de Lei nº 135/2024 de autoria do Executivo Municipal. O texto trata sobre o reajuste de 5,93% dos servidores da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). A mensagem foi deliberada e seguiu para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Outra pasta que também teve o reajuste de 5,93% apresentado aos parlamentares, por meio do PL nº 136/2024, foi a da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que foi deliberada e também avançou à CCJR.

Durante Reunião Extraordinária, os vereadores também debateram e deliberaram o Projeto de Lei nº 137/2024 que fixa o reajuste de 4,50% referente à data-base 2022/2023, de servidores públicos da área não específica. A matéria foi enviada à avaliação da CCJR.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.