Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após polêmica, Ibama precisa se pronunciar e afirma que Agenor Tupinambá não é culpado de queimadas no Amazonas

*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia

Uma reportagem do The Intercept causou um verdadeiro alvoroço nas redes sociais, onde o influenciador Agenor Tupinambá foi perseguido por internautas, após ter o nome de seu vô, Elmar Cavalcante Tupinambá, destacado como maior responsável pelo desmatamento no município de Autazes, no interior do Amazonas. A onda de ódio fez com que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), precisasse explicar que o influenciador não é culpado pelos crimes ambientais.

A reportagem não coloca o influencer como responsável pelas queimadas e fumaça no Amazonas, mas a ligação familiar acabou atraindo olhares de haters na Internet.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que, dos 506 focos de incêndio registrados em outubro no Amazonas, 258 foram em Autazes. “Isso é indício de que as queimadas ocorreram em áreas de pecuária, pois o uso do fogo para renovação do pasto é uma prática comum”, destacou Joel Araújo, superintendente do Ibama no Amazonas.

Por meio de nota, o Ibama se pronunciou nesta quarta-feira (8), esclarecendo as acusações. “O uso do fogo é prática comum às atividades agropecuárias sem acusar individualmente o senhor Agenor Tupinambá sobre fumaça, fogo ou desmatamento”, disse o órgão.

No início da semana, Agenor Tupinambá se pronunciou em suas redes sociais após a publicação de uma reportagem pelo The Intercept: “Vou repetir mais uma vez aqui, gente, eu não sou meu avô. Também não sou responsável pelo que ele fez, eu sei quem sou. Não fiz nada de errado para merecer isso. Quer dizer que se um tio seu roubar, você também é ladrão? Se o seu pai matar, você também é assassino?”, escreveu.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.