*Da Redação Dia a Dia Notícia
Secretária Municipal de Saúde na gestão David Almeida (Avante), Shádia Fraxe deve ser a terceira titular a deixar sua pasta para concorrer a um cargo nas eleições de 2022. A gestora é uma das possíveis indicações do prefeito de Manaus para ocupar o cargo de vice na nova chapa do governador Wilson Lima (União) na disputa pela reeleição. A indicação de David selaria aliança entre os chefes do executivo municipal e estadual.
A informação foi confirmada pelo prefeito nessa quinta-feira (24/03) durante a cerimônia de filiação de Sabá Reis, outro possível nome para vice de Wilson Lima. Segundo David, “o Sabá sai da secretaria de Limpeza para ser uma das minhas opções. A Shádia sai da secretaria de Saúde, porque o Abdala [Fraxe, marido da secretária] não pode já que será candidato a deputado, para me dar opção”.
“Nós temos esses nomes, que nós vamos apresentar para todos aqueles [com quem] vamos negociar o apoio, para que possamos, sim, transformar o estado do Amazonas”, afirmou David.
A saída definitiva de Shádia Fraxe e Sabá Reis ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer até o dia 02 de abril, quando a janela partidária se fecha. O secretário de Educação, Pauderney Avelino, definiu o dia 28 de março para oficializar sua saída e concorrer ao cargo de deputado federal.
Perfil
Natural do Amazonas, médica e economista, Shádia Fraxe é a primeira mulher à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Sua formação inclui uma especialização em Saúde da Família e Comunidade, com atuação na rede primária de atenção à saúde da Prefeitura de Manaus e na rede hospitalar do Estado do Amazonas.
Shádia também foi gestora por mais de dez anos do Instituto Médico de Clínica e Pediatria do Estado do Amazonas.