*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Mesmo não marcando presença no jantar dos políticos do Movimento Democrático Brasileiro, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Braga publicou o encontro dos dois em suas redes sociais.
Na postagem, Braga afirmou que conversou com Lula sobre “os problemas e soluções para o Brasil, que impactam a vida dos amazonenses”. O ex-governador do estado também ressaltou que “o diálogo é essencial para a democracia”. Eduardo Braga foi governador durantes os anos em que Lula presidiu a República Federativa do Brasil. Os dois cultivaram uma boa relação política, o que fez Braga chegar ser o líder do governo Dilma no Senado Federal em 2014 e ministro de Minas e Energia no segundo mandato da petista.
O emedebista é o segundo senador a publicar um encontro com Lula. Mais cedo, Omar Aziz (PSD-AM) postou em suas redes uma foto ao lado de Lula. Os dois se encontraram no jantar articulado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) em Brasília (DF). O encontro com lideranças tradicionais do MDB ocorreu na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE) e busca garantir o apoio do partido à candidatura de Lula ainda no primeiro turno.
Contra a terceira via
Segundo informações, boa parte dos diretórios regionais prefere uma aliança com o petista à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ao lado de João Doria (PSDB) e Luciano Bivar (União), a parlamentar é forte candidata ao nome único da chamada terceira via. Por ser formado por partidos de centro-direita, as discussões do grupo não incluíram o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
Contudo, de acordo com a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, a maioria do MDB apoia a candidatura de Tebet. A informação foi dada pelo presidente nacional do partido, Baleia Rossi (MDB-SP). As exceções seriam os diretórios estaduais do Nordeste, região onde Lula é forte e que possui grande peso eleitoral.