*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia
O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, chegou a Manaus na manhã deste sábado (18), para cumprir sua agenda e realizar mais uma de suas motociatas com apoiadores. A manifestação em apoio ao presidente deve acontecer às 15h, com concentração no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, na zona Oeste da capital amazonense.
O presidente e seus apoiadores percorrerão, ao todo, 14 ruas de Manaus passando pelas principais avenidas Coronel Teixeira, Avenida Brasil, Boulevard Álvaro Maia, Major Gabriel, 7 de setembro, Silves, Buriti, Autaz Mirim, Camapuã, Noel Nutles, Max Teixeira, Torquato Tapajós finalizando na Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery.
O evento do presidente acontece na mesma semana em que os restos mortais do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, foram encontrados no Vale do Javari, na Amazônia. A dupla era defensora de causas ambientais e da proteção de terras indígenas e estava desaparecida desde o dia 05 de junho deste ano.
Antes dos restos mortais serem encontrados, Bolsonaro fez uma declaração polêmica que teve repercussão internacional. “Esse inglês era malvisto na região, porque fazia muita matéria contra garimpeiros, questão ambiental, então, naquela região lá, que é bastante isolada, muita gente não gostava dele”, comentou o presidente em entrevista a jornalista Leda Nagle, simpatizante do movimento bolsonarista.
Ainda nesta quarta, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou em discurso no parlamento britânico, estar “profundamente preocupado” com o fato de seu conterrâneo ainda não ter sido encontrado na Amazônia e ofereceu ajuda ao governo brasileiro.
Nessa sexta-feira (17), o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, afirmou em sua conta oficial no Twitter, que o governo brasileiro precisa ser responsabilizado pelas mortes de Dom e Bruno.