O estado do Amazonas registrou 1.571 crimes violentos no ano de 2021. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o número representa um aumento de 54% em relação a 2020. Com isso, o Amazonas vai na direção contrária à média nacional, que registrou queda no número de assassinatos.
Os crimes que mais registraram aumento foram o latrocínio e os homicídios dolosos. Em 2021, a SSP registrou 69 casos de latrocínio contra 46 de 2020, um crescimento de 50%. Quantos aos homicídios dolosos, a pasta registrou 1.487 casos em 2021, enquanto no ano anterior o número foi de 954, totalizando um aumento de 55,9%.
Segundo a especialista Goreth Rubim, professora de direito penal e mestra em Segurança Pública, há três principais motivos que explicam a elevação do índice de crimes violentos no Amazonas.
“Antigamente, a gente via que os crimes violentos estavam associados à ingestão de bebida alcoólica. Era um fator preponderante. Hoje, além desse fator, temos também o tráfico de drogas, que é crescente aqui no estado, e a violência doméstica familiar, que é o homicídio qualificado pelo feminicídio”, afirmou.
Goreth ressaltou o expressivo crescimento de feminicídios no período da pandemia, principalmente durante o tempo que as pessoas praticamente não saíam de casa. A especialista também afirmou que são necessárias políticas públicas mais efetivas para combater a criminalidade e aumentar o aparato das forças de segurança.
*com informações de g1 Amazonas
