booked.net

Apaixone-se pelos roteiros culturais, gastronômicos e turísticos de Belo Horizonte

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Aerial view of "Lagoa da Pampulha", "Igreja São Francisco" in the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais, Brazil.

Hoje vamos falar de uma cidade que é impossível não se apaixonar. Vamos abordar as belezas de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, uma cidade linda, cheia de encantos, com uma gastronomia marcante e uma população acolhedora, com o seu jeitinho mineiro de receber bem.

 

Com vários roteiros turísticos é até difícil a gente decidir por onde começar. Mas, vamos lá! Vamos começar pelo ponto turístico mais famoso da cidade, que rende fotos belíssimas, seja para conhecer seus espaços culturais, para praticar esportes ou apenas para quem procura um lugar para relaxar e apreciar a natureza. É a Lagoa da Pampulha que possui 18 quilômetros de lago artificial. No local tem o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer e declarado, em 2016, como patrimônio cultural da humanidade.

Lagoa da Pampulha

Crédito: Freepik Premium

 

Lá você confere o Museu de Arte Moderna, a famosa Igreja de São Francisco, a Casa Kubitschek e a Casa do Baile. Nos arredores da Pampulha, ainda estão o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão. Também tem o Parque Ecológico da Pampulha, o Parque Guanabara, o Zoológico de BH e a Universidade Federal de Minas Gerais. Vale a pena reservar algumas horas para conhecer a Lagoa da Pampulha e seus atrativos.

Mercado Central de Belo Horizonte

Quem vai para Minas Gerais e não conhece a sua famosa culinária é até pecado. Por isso, a melhor dica é seguir para o Mercado Central de Belo Horizonte, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados, das 8h às 13h. Possui mais de 400 lojas distribuídas em corredores temáticos com queijos, doces, artesanatos, ervas, raízes e artigos religiosos. Para quem quer focar nos produtos mais vendidos, a minha dica é degustar uma goiabada, a cachaça da roça e o famoso queijo minas. É também o local ideal para comprar as lembrancinhas da viagem.

BH do Alto

  Praça do Papa

Crédito: Prefeitura de BH

Uma das características de BH são os seus morros. A cidade é  reconhecida por ter bairros altos e baixos, com altitudes que variam de 673 metros a mais de 1.500 metros. Por isso, não deixe de colocar no seu roteiro os pontos turísticos que permitem uma visão sensacional da cidade, como a Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, localizada no bairro das Mangabeiras, onde você pode conferir vários ângulos da capital mineira.

 

     Mirante do Mangabeiras

Crédito: Prefeitura de BH

Tem também o Mirante do Mangabeiras que funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, e é considerado um símbolo da cidade, pois seja de dia ou de noite, o que se vê lá do alto é um “belo horizonte”.

 

Outro local para se apaixonar por BH do alto é a Torre Alta Vila com 101 metros de altura e projeto arquitetônico todo no estilo futurista, que permite uma visão de 360° de Belo Horizonte e cidades próximas, além da famosa Serra do Curral.

 

Para quem ama passear por parques e praças, a cidade também surpreende com o Parque das Mangabeiras, localizado ao pé da Serra do Curral e considerado patrimônio cultural de Belo Horizonte. Foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, é lindo demais e garante diversão para todas as idades com brinquedos, área esportiva e muitos jardins.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Crédito: Site do Circuito

Já quem quer unir um passeio pela praça mais badalada da capital e ainda visitar prédios históricos, tem que seguir para o Circuito Cultural Praça da Liberdade que possui 12 museus e espaços culturais abertos ao público em geral.

 

Bom, eu poderia passar horas falando sobre os atrativos de Belo Horizonte, seus botecos, roteiros diversos, entre outros. Pois, a cidade realmente tem muitos locais para conhecer. Então, se você procura um destino com opções para todas as idades, já coloca aí no planejamento das suas próximas férias ou até mesmo no feriadão de Corpus Christi, que está chegando. Além disso, quem tiver um pouco mais de tempo, pode aproveitar a viagem para conhecer outras cidades mineirinhas, como a histórica Ouro Preto ou Brumadinho, onde fica o Instituto Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo e que possui um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil.

 

Siga as nossas dicas e depois me conta tudo!!!!

 

Por Emanuelle Araújo

Jornalista, especialista em Ciência Política e em Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há 8 anos já foi responsável pelas redes sociais de mais de 70 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique