Search
booked.net

Anvisa rejeita proposta para aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou, nesta quarta-feira (18), um pedido do Instituto Butantan para aplicar o imunizante CoronaVac na faixa etária de 3 a i7 anos de idade.

A diretora Meiruze Sousa Freitas votou contra o uso emergencial da vacina. Ela foi acompanhada pelos diretores Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos, formando maioria no colegiado.

Meiruze alegou que os dados clínicos de segurança do imunizante contra a Covid-19 sobre a população pediátrica foram considerados insuficientes pela área técnica do órgão.

“Além de não ser conhecida a proteção conferida pela vacina em população pediátrica, a duração da potencial proteção também não é conhecida”, afirmou.

A diretora votou por não aprovar no momento a ampliação do uso da CoronaVac, incumbindo ao Butantan “apresentar dados de acompanhamento da população adulta, conforme estabelecido previamente no termo de compromisso, e adequar o pedido de ampliação de uso da vacina com a apresentação dos estudos clínicos fase 3 concluídos ou com resultados provisórios de um ou mais estudos capazes de estabelecer o perfil de eficácia e segurança na população pediátrica”.

Contudo, Meiruze votou a favor de manter a autorização temporária da CoronaVac, considerando a avaliação de benefício-risco, e recomendou que o Ministério da Saúde considere a possibilidade de ser indicada uma dose de reforço para o público que já recebeu as duas doses.

*Com informações de Metrópoles

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.