*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de quatro lotes de panetones da marca D’Viez após a identificação de fungos nos produtos. A decisão, publicada em resolução oficial, proíbe a fabricação, a comercialização, a distribuição e o consumo dos itens em todo o país. Os lotes afetados têm validade até 27 de fevereiro de 2026 e incluem versões trufadas e com frutas.
O recolhimento foi iniciado pela própria empresa, em caráter voluntário, e confirmado pela Anvisa como forma de proteger os consumidores.
Segundo especialistas, o consumo de alimentos contaminados por fungos pode causar intoxicações e problemas gastrointestinais. Por isso, a recomendação é que quem adquiriu os produtos verifique o lote e suspenda imediatamente o consumo, entrando em contato com a fabricante para devolução ou substituição.
Além dos panetones, a Anvisa também suspendeu outros alimentos que continham cogumelos sem autorização para uso em produtos alimentícios no Brasil, reforçando a fiscalização sanitária em itens sazonais e de grande procura durante as festas de fim de ano.
De acordo com a medida, os lotes afetados tem prazo de validade até o dia 27 de fevereiro de 2026. Veja abaixo a lista de panetones:
- Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (140g) – lote: 251027
- Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” (700g) – lote: 251027
- Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700g) – lote: 251027
- Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700g) – lote: 251027
Os produtos não podem mais ser comercializados nem consumidos, e devem ser retirados dos mercados, segundo a resolução.
