*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição e consumo do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras por ter origem desconhecida e ser vendido pela loja online Shopee. A agência também informou que a empresa JJ-Comercial de Alimentos, indicada no rótulo como importadora, foi extinta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e incluiu restrições a um lote de sal grosso e a um doce de leite.
A Anvisa impôs restrições à comercialização do sal grosso da marca Marfim e do doce de leite da marca São Benedito.
Sal grosso
O lote 901124 do sal grosso Marfim, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, foi suspenso após reprovação no teste de teor de iodo, considerado insatisfatório. Segundo a Anvisa, o lote deve ser recolhido.
Doce de leite
Já o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, da empresa JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios, com data de fabricação de 25 de junho de 2025, teve a comercialização, distribuição e consumo proibidos. De acordo com a Anvisa, o lote não estava identificado e foi reprovado no teste de ácido sórbico, conservante usado para evitar a deterioração dos alimentos. A decisão também consta no DOU.
Em esclarecimento prestado à Agência Brasil, a São Benedito informou que, assim que foi notificada, colaborou com os órgãos competentes e ajustou processos internos “para garantir que cada pote esteja 100% dentro dos padrões”. A empresa afirmou ainda que “preza pela tradição” e destacou que o uso do conservante serve para garantir a segurança do alimento.
