*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuou o Grupo Atem por encontrar condensado de gás natural estocado pela empresa em balsas de combustíveis. O produto estava guardado em tanques que supostamente seriam de gasolina. A agência lacrou parte do local e apreendeu 143,5 mil litros do gás.
Segundo a agência reguladora, a Atem não está autorizada a estocar gás natural, nem possui licença para realizar a atividade. A ANP também ressaltou que a empresa não explicou qual seria o destino do produto. Nos documentos enviados à agência, o condensado de gás natural era classificado como gasolina do tipo A, que sai das refinarias ainda sem a mistura de álcool anidro.
Resposta
Em respota à agência, o grupo Atem informou que tem autorização para armazenar condensado de gás natural e que o produto apreendido no Tanque 7 está vinculado ao contrato de cessão de espaço entre a Atem e a Amazonas Energia. A empresa também informou que somente aluga o espaço e que o produto seria utilizado pela Navemazônia Navegação.
Empresa polêmica
Empresa de combustíveis atuante no Norte e no Centro-Oeste do Brasil, a Atem está envolvida na polêmica compra da refinaria Isaac Sabbá, a qual era de propriedade da Petrobras. O grupo arrematou a refinaria por 189 milhões de dólares, mas ainda não tomou posse. As concorrentes Ipiranga e Equador acionaram o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) alegando que a compra criaria um monopólio privado no Amazonas.