Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonino diz que a criação da UEA representou uma revolução na educação no AM

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) completou 20 anos de educação superior no Estado. Em comemoração, o ex-governador Amazonino Mendes postou um vídeo em suas redes sociais nesta quinta-feira, dia 19, dizendo que que instituição que criou é hoje um “patrimônio do Amazonas”. “A UEA chega aos 20 anos de existência e tenho muito orgulho de ter enxergado, lá atrás, a necessidade e o grande potencial de uma universidade estadual do nosso Amazonas”, declarou.

A instituição foi idealizada na gestão de Amazonino Mendes. No vídeo, nas suas páginas no Instagram e Facebook, Amazonino disse que a criação da UEA representou uma verdadeira revolução na educação e na nossa história, com mais de 60 mil pessoas já graduadas.

“Muitas, de origem humilde”, destacou. “Envio meu grande abraço à família UEA e a todos os amazonenses. A UEA é nosso patrimônio”, afirmou.

A UEA está completando 20 anos e ganhou um site exclusivo para a celebração. Foi criada em 2001, com o objetivo de expandir o acesso à educação superior na Região Amazônica, Em meio a inúmeros desafios, o primeiro vestibular da UEA ocorreu ainda no primeiro semestre do mesmo ano, com mais de 180 mil candidatos oriundos de todos os municípios do Amazonas.

No dia 3 de agosto de 2001, a UEA recebeu os primeiros estudantes e deu início às atividades acadêmicas.

A UEA tornou-se a maior universidade multicampi do País, alcançando todos os 62 municípios do Estado. O Projeto de Formação de Professores para o Ensino Fundamental (Proformar) diplomou mais de 15 mil docentes, destacando-se como uma ação efetiva no âmbito da interiorização da educação.

O projeto foi reconhecido como experimento de referência pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), utilizado como modelo pelo Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, a UEA possui mais de 22 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Em sua estrutura conta com seis unidades acadêmicas na capital, seis Centros de Estudos Superiores e 14 Núcleos de Ensino Superior no interior do Estado. A Universidade oferece 249 cursos, sendo 64 regulares e 185 de oferta especial, contabilizados por município de oferta 65 cursos contabilizados por nomenclatura.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.