*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Nascida em Manaus, a deputada estadual Amanda Brandão Armelau, conhecida como Índia Armelau (PL), foi reeleita para o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Nas eleições de 2026, ela recebeu 248.504 votos e foi a candidata mais votada para o cargo. Em 2022, quando conquistou a primeira eleição, havia obtido 57.582 votos.
Ex-nadadora profissional, Índia Armelau apresentou, durante o primeiro mandato, propostas relacionadas a áreas como segurança pública, defesa das mulheres, esporte, família e direitos das pessoas com deficiência.
Entre os projetos que tiveram repercussão está o que trata da implantação de banheiros e vestiários de uso neutro em espaços públicos e privados de uso coletivo. A proposta foi aprovada pela Alerj e passou a integrar o debate sobre o uso desses espaços por pessoas trans e não binárias.
O texto contempla pessoas trans que não passaram por cirurgia de transgenitalização e pessoas não binárias. Na justificativa da proposta, a deputada argumentou que a medida busca garantir segurança e privacidade a esse público e, ao mesmo tempo, preservar a segurança das mulheres que utilizam banheiros e vestiários convencionais.
Outra iniciativa apresentada pela parlamentar é voltada à proteção das mulheres. A Lei nº 10.260/2023 instituiu no Estado do Rio de Janeiro um programa de ensino de técnicas de defesa pessoal destinado a mulheres vítimas ou sob ameaça de violência doméstica.
