* Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia
O advogado Beto Simonetti é candidato em chapa para a presidência formada pelo grupo que comanda a Ordem dos Advogados do Brasil para presidir a entidade a partir do ano de 2022. Atualmente Simonetti é conselheiro Federal da OAB pelo Amazonas, secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e coordenador nacional do Exame de Ordem.
Simonetti é filho de Alberto Simonetti, que presidiu a OAB-AM e irmão do também ex-presidente Simonetti Neto. Se for eleito, será o segundo amazonense a presidir a OAB Nacional, o primeiro foi Bernardo Cabral eleito em 1° de abril de 1981.
O atual presidente Felipe Santa Cruz construiu uma chapa única com apoio de 22 regionais e garantiu a candidatura do amazonense nas eleições da entidade. Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná tentaram construir a candidatura de Luiz Viana Queiroz (atual vice-presidente), porém não conseguiram atingir o número mínimo de seis estados.
Luiz Viana Queiroz afirma que o processo eleitoral não está concluído, e que os registros de chapa se iniciam somente em 31 de julho e se encerra em 31 de dezembro. “Portanto, não há chapa única para a disputa eleitoral que ocorrerá em 31 de janeiro do próximo ano, após as eleições das seccionais nas 27 unidades da Federação. Ou seja, sequer o colégio eleitoral que decidirá a futura direção do CFOAB está formado”, afirma Queiroz.