Manaus, quarta-feira 3 de junho de 2026
Pesquisar

booked.net

Amazonas tem maior taxa de homicídios no Norte e a 2ª do país, diz Ipea

Foto: Divulgação

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Com 43,5 homicídios por 100 mil habitantes, o Amazonas foi o estado com maior taxa de assassinatos na Região Norte em 2022. O Amapá foi segundo com 41,8; seguido de Roraima (41,8), Rondônia (33,7), Pará (33,6), Tocantins (30,1) e Acre (26,7).

A região apresentou taxa de 35,8 homicídios por 100 mil habitantes, mostra o Atlas da Violência 2024, divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O relatório ressalta que as análises feitas são com base em dados coletados em 2022.

Segundo o documento, a taxa do Amazonas é a segunda maior do Brasil e foi elevada pela taxa dos municípios de Iranduba (98,1), Coari (83,6), Tabatinga (95,9) e Manaus (55,7).

O único município nortista entre os 20 mais violentos do Brasil é Altamira (PA). a sexta maior taxa de homicídios entre os municípios com mais de 100 mil habitantes: (71,3).

Segundo o Atlas, as taxas de homicídios nas capitais brasileiras em 2022 variaram entre 8,9 e 66,4 mortes por 100 mil habitantes. As capitais mais violentas estão situadas nas regiões Norte e Nordeste, com taxa acima de 30 homicídios por 100 mil habitantes. No outro extremo, o destaque é para a região Centro-Oeste, que tem quatro capitais com taxas menores de 20 homicídios.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.