*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Amazonas registrou 461 candidaturas para as eleições de 2026, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total, 299 candidatos são homens e 162 são mulheres. Entre os concorrentes, a maioria tem entre 40 e 54 anos, enquanto 61,8% declararam possuir ensino superior completo. Os dados ainda podem sofrer alterações, enquanto os pedidos de registro são analisados pela Justiça Eleitoral.
O prazo para o registro das candidaturas terminou no último sábado, 15. Agora, os pedidos passam pela análise da Justiça Eleitoral e o número de candidatos ainda pode sofrer alterações em casos de indeferimento, renúncia, falecimento, cancelamento ou cassação do registro.
A diferença também aparece quando observada a faixa etária dos concorrentes. A maior concentração está entre os candidatos de 40 a 54 anos, faixa que reúne mais da metade das candidaturas.
Entre eles, 84 candidatos têm entre 45 e 49 anos, enquanto 83 estão na faixa de 50 a 54 anos. Outros 81 candidatos têm entre 40 e 44 anos.
Maioria possui ensino superior completo
Os dados do TSE também mostram que a maior parte dos candidatos possui formação superior. Ao todo, 285 pessoas, o equivalente a 61,8% dos candidatos, declararam ter ensino superior completo.
Outros 38 candidatos informaram possuir ensino superior incompleto.
Empresários lideram entre as profissões
Entre as profissões declaradas pelos candidatos, os empresários aparecem em maior número, com 71 candidaturas.
Na sequência estão os advogados, com 34 candidatos, e os policiais militares, com 14.
Perfil racial
Em relação à declaração de raça ou cor, 281 candidatos se declararam pardos, enquanto 122 informaram ser brancos e 33, pretos.
Também foram registrados 22 candidatos indígenas e três que se declararam amarelos.
Entre os candidatos indígenas, há representantes de diferentes povos originários do Amazonas, como Mura, Munduruku, Kambeba, Apurinã, Baré, Kokama, Tikuna e Witoto.
Estado civil
Os dados também apresentam informações sobre o estado civil dos candidatos. Do total, 231 são casados, 177 são solteiros, 44 são divorciados, oito são viúvos e um declarou estar separado judicialmente.
Com o encerramento do prazo de registro, a Justiça Eleitoral segue analisando a situação das candidaturas antes da definição definitiva dos concorrentes às eleições de outubro.
