Search
booked.net

Amazonas reconhece surto de Febre do Oropouche após mais de 1,6 mil casos

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Após registrar 1.674 casos de Febre do Oropouche no Amazonas em 2024, o governo do Estado oficializou o surto da doença. Essa arbovirose compartilha sintomas semelhantes aos da dengue.

Transmitida principalmente pelo mosquito conhecido como maruim ou meruim, que é cerca de 20 vezes menor que o Aedes aegypti, a Febre do Oropouche provoca dores de cabeça, musculares, nas articulações, entre outros sintomas.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas anunciou na sexta-feira (1º) que o surto foi reconhecido com base nas diretrizes do “Guia para Investigações de Surtos ou Epidemias”, do Ministério da Saúde.

Segundo a Fundação, um surto de uma doença ou um evento incomum em saúde pública é caracterizado pelo aumento no número de casos além do esperado, como tem sido observado com a Febre do Oropouche no Amazonas.

Nesse cenário de surto, o aumento súbito de casos é avaliado levando em consideração a incidência da doença em uma área específica durante um período determinado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.