*Da Redação Dia a Dia Notícia
O estado do Amazonas possui cerca de 357 áreas de risco de desastres ambientais, onde 195 são de risco alto e 162 muito alto. Os dados são do Mapa de Prevenção de Desastres, disponível na plataforma do Serviço Geológico do Brasil. Os riscos identificados se referem à inundação, deslizamento, alagamento e erosão.
O mapeamento das regiões de risco tem como objetivo auxiliar o poder público na seleção de áreas prioritárias a serem atendidas por ações destinadas à prevenção de desastres, além de contribuir para a elaboração de projetos de intervenção estrutural em áreas de risco e servir como base para a elaboração de planos de contingência.
De acordo com o mapeamento, aproximadamente 102.728 pessoas estão em risco. No Amazonas, 20 municípios estão listados com mais áreas de risco sendo eles: Maraã, Carauari, Coari, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Manaquiri, Manacapuru, Careiro, Rio Preto da Eva, Beruri, Ipixuna, Itapiranga, Barcelos, Boca do Acre, Urucurituba, Anori, Borba, Alvarães, Silves e Tonantins.
Os dados se referem a setembro deste ano, não havendo atualização até o momento, por conta disso o número de áreas de risco pode ser maior, por haver cidades no estado que ainda não foram mapeadas.
Riscos relacionados a deslizamentos apresentam os maiores números sendo 142, em seguida está erosões (126), inundações (80) e outros (19). As áreas que são mapeadas são apenas aquelas que possuem permanência humana, como casas, edifícios, hospitais, escolas, estabelecimentos comerciais, entre outros.