Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas não possui casos de febre maculosa, mas FVS monitora situação

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), o estado não possui casos confirmados de febre maculosa. De acordo com informações divulgadas pelo g1, mesmo sem registros, a instituição acompanha a situação no país.

Quatro pessoas que estiveram em uma festa em uma fazenda de Campinas, em São Paulo, morreram após contrair a doença.

De acordo com a FVS, o Amazonas não é área endêmica para o carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, ou seja, o estado não é habitat do animal.

Embora o Amazonas não registre casos da doença, a fundação informou que a rede de Vigilância no Estado “segue sensível para suspeitas” de casos da febre maculosa. “Contando com a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) com profissionais habitados para diagnóstico clínico e tratamento da doença”, ressaltou.

Sintomas

A morte de quatro pessoas por febre maculosa no país nos últimos dias chamou a atenção para os riscos da doença, transmitida pelo carrapato-estrela.

A dentista Mariana Giordano (36 anos), o namorado dela, Douglas Costa (42), a professora Evelyn Santos, de 28 anos, e adolescente Erissa Nicole Santana, de 16 anos, ficaram doentes após irem a uma mesma festa, que reuniu 3,5 mil pessoas em uma fazenda em Campinas.

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

  • Febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor muscular constante
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
  • Gangrena nos dedos e orelhas
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória

O ministério ressalta que, além dos sintomas acima, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.