*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas manterá o funcionamento dos serviços essenciais em todas as repartições públicas, autarquias e fundações estaduais nesta sexta-feira, 26. O ponto facultativo foi decretado pelo governador Roberto Cidade (UB) em razão da abertura do 59º Festival de Parintins. A estratégia governamental garante assistência médica integral e segurança à população em todo o estado durante o fim de semana prolongado.
Enquanto as redes de urgência operam sem interrupção, órgãos administrativos, escolas e postos do Detran-AM suspendem as atividades, retomando o atendimento normal na terça-feira, 30.
As Forças de Segurança e a rede de saúde estruturaram plantões especiais para o período do festival:
- Saúde 24h: Todas as 25 unidades de urgência e emergência de Manaus (incluindo prontos-socorros, UPAs, SPAs e maternidades) e os hospitais dos 61 municípios do interior funcionam sem interrupção. Casos leves podem ser atendidos por consulta remota no aplicativo Saúde AM Digital.
- Polícia Civil: Atendimento em regime de 24h concentrado nos 1º, 6º, 14º e 19º DIPs de Manaus, além das delegacias especializadas (Mulher, Criança, Homicídios e Roubos). As demais delegacias de bairro reabrem na segunda-feira.
- Polícia Militar e Bombeiros: Policiamento ostensivo mantido regularmente. Emergências devem ser informadas pelos telefones 190/181 (Polícia) e 193 (Bombeiros).
- Hemoam: A coleta de sangue funciona na sexta-feira, 26 das 07h às 18h e no sábado, 27 das 07h às 17h.
Os serviços públicos não emergenciais ou que dependem de agendamento prévio sofrem alterações no cronograma. Os usuários que tinham exames ou serviços marcados no Detran-AM para esta sexta-feira poderão comparecer na semana seguinte, no mesmo horário, sem necessidade de remarcar o protocolo no sistema.
Na área social, as unidades do programa de segurança alimentar Prato Cheio funcionam normalmente na sexta-feira; no sábado, apenas as cozinhas estarão abertas.
Os pontos turísticos e espaços culturais de Manaus também adotam horários reduzidos. O Teatro Amazonas recebe visitas na sexta-feira e no domingo das 09h às 13h, e no sábado em seu horário habitual das 09h às 17h. Museus e palácios estaduais fecham na sexta-feira e reabrem para o público no sábado pela manhã
