*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Amazonas ampliou a faixa etária da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) e passou a oferecer o imunizante também para adolescentes de 15 a 19 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha, que segue até dezembro de 2025, busca aumentar a cobertura vacinal e proteger jovens contra o vírus responsável por diversos tipos de câncer, especialmente o de colo do útero.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a ampliação faz parte de uma estratégia de resgate para adolescentes que não receberam a dose dentro da faixa etária original, de 9 a 14 anos, que continuará sendo atendida de forma permanente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em 2024, o estado registrou 82% de cobertura entre meninas e 67% entre meninos de 9 a 14 anos, resultado considerado positivo pela FVS-RCP. A meta agora é atingir adolescentes que ficaram fora da vacinação, garantindo proteção com apenas uma dose.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da imunização.
“A vacina contra o HPV protege o futuro dos adolescentes, reduzindo o risco de doenças graves na vida adulta, como o câncer de colo do útero e outros tipos associados ao vírus”, afirmou.
A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, informou que ações especiais estão sendo realizadas em parceria com as secretarias municipais de saúde para facilitar o acesso às vacinas.
Além dos adolescentes de 9 a 19 anos, o imunizante também está disponível gratuitamente para:
-
Usuários de PrEP ao HIV entre 15 e 45 anos;
-
Pessoas com doenças imunodepressoras, como portadores de HIV, transplantados e pacientes oncológicos;
-
Vítimas de abuso sexual entre 9 e 45 anos;
-
Pacientes com papilomatose respiratória aguda a partir de 2 anos.
