*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Para evitar a perda de doses de vacinas contra a dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recomendou, a partir dessa sexta-feira (21) que as vacinas com validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024 sejam administradas na população de 4 a 59 anos de idade. As orientações técnicas completas da Campanha de Vacinação Contra a Dengue em 2024 podem ser acessadas neste link.
Essa medida segue as diretrizes do Ministério da Saúde e a responsabilidade de ampliar a faixa etária para a vacinação recai sobre os municípios, através das Secretarias Municipais de Saúde. As cidades afetadas por essa recomendação são: Autazes, Barcelos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
Nayara Maksoud, secretária estadual de Saúde, enfatiza que o Governo do Amazonas está comprometido com a imunização da população, visando evitar desperdícios e aumentar a cobertura vacinal para promover a prevenção.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destaca que essa estratégia é temporária e se aplica apenas às vacinas com validade próxima, disponíveis nas cidades mencionadas. Ela também reforça que quem receber a primeira dose deve completar o esquema vacinal com a segunda dose. As Secretarias Municipais de Saúde devem considerar a disponibilidade de vacinas em estoque ao implementarem essa ampliação da faixa etária.