Search
booked.net
Search
Close this search box.

Alok prepara álbum com cantos indígenas: ‘mesmo que não entenda a língua, você a sente’

Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Após uma década de carreira com enorme crescimento, o DJ Alok se prepara para lançar o seu primeiro álbum de estúdio. Contudo, em vez de compilar seus sucessos na música eletrônica, o artista escolheu criar um projeto inovador: um disco apenas com cantos em língua indígena, acompanhado de um documentário na mesma temática.

Ao portal F5, da Folha de S. Paulo, Alok afirmou que “Queria fazer com que as pessoas ouvissem o que a floresta tem a dizer. E a melhor tradução, na minha opinião, é através dos cantos indígenas, que são os cantos ancestrais da floresta”.

“Tive esse chamado, de fazer meu primeiro álbum inspirado nas raízes indígenas. Porque mesmo que você não entenda a língua, você a sente”, afirmou o músico.

O “chamado” ao qual ele se refere ocorreu no início de 2021, durante uma cerimônia espiritual com ayahuasca (chá enteógeno muito usado com propósitos de busca e cura espiritual). Durante esse evento, Alok diz ter se perguntado sobre o futuro, e de dentro de si, recebeu uma resposta: o futuro é ancestral.

“Comecei a me reconectar com a ancestralidade dos povos indígenas. Falamos muito sobre como o futuro é apocalíptico, aquele lugar de cidades néons, carros voadores, sem natureza. Mas por que o futuro não pode ser um indígena numa canoa, no meio do rio Amazonas, com aparelhos super sofisticados e centros de pesquisa científica integrados à natureza?”

A partir dessa revelação, Alok e sua equipe passaram vários meses imersos no trabalho, se reunindo com doze aldeias brasileiras a fim de encontrar uma forma para que o DJ se tornasse um instrumento para essas vozes.

Segundo ele, o documentário retrata este momento de colaboração e busca uma “ressignificação no imaginário coletivo” através de algumas perguntas-chave: o que são os indígenas? Qual a importância da floresta? Que mundo vamos deixar para os nossos filhos –e que filhos vamos deixar para esse mundo?

A previsão de lançamento do álbum é para este ano, mas a data permanece indefinida, uma vez que a estreia estará alinhada ao documentário –este, por sua vez, deverá seguir o calendário de inscrições para concorrer às premiações e festivais de cinema.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.