*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou a concessão do título de cidadão amazonense ao apresentador Sikêra Júnior, nesta quarta-feira (5). O radialista é natural do município de Palmares, em Pernambuco e em 2019 foi contratado pela TV A Crítica, da RedeTV, em Manaus.
De acordo com o autor da proposta e deputado estadual de primeiro mandato, Mário César Filho (União Brasil), o ex-colega de profissão promove a imagem do Amazonas para todo o Brasil através do programa policial.
“Do ponto de vista social [Sikêra] tem ajudado muita gente com o programa de TV. Além do mais, vem divulgando o Amazonas para todo o Brasil, já que seu
programa tem alcance nacional e ele gosta sempre de exaltar as belezas e particularidades do povo do Amazonas”, diz trecho do projeto.
Votos contrários
Segundo o resultado, foram contra o projeto os deputados estaduais Carlinhos Bessa (PV), Alessandra Campêlo (PSC), Joana Darc (União Brasil), Sinésio Campos (PT), Adjuto Afonso (União Brasil), Mayra Dias (Avante), Rozenha (PMB) e Thiago Abrahim (União Brasil).
Sobre o radialista
Sikêra viralizou como apresentador em veículos do nordeste e em 2019, passou a apresentar o programa transmitido para todo o Brasil nos estúdios da TV A Crítica. Em 2023, a Rede TV decidiu o apresentador, mas ele manteve o contrato apenas com a emissora regional.
A passagem na RedeTV foi marcada por polêmicas e picos de audiência, em decorrência do apresentador. No ano de 2021, ele e a RedeTV foram réus em uma ação civil pública pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul por causa de falas supostamente discriminatórias contra o público LGBTQIA+.