Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ações emergenciais levam internet e melhorias sanitárias a comunidades indígenas do Rio Negro

Foto: Ana Amélia Handam/ISA

As ações emergenciais do Instituto Socioambiental (ISA) e seus parceiros para mitigar os danos causados pela pandemia nas comunidades do interior continuam em atividade. Dentre as mais recentes estão a expansão da internet via satélite para mais 10 comunidades indígenas longe da área urbana; implementação de sistemas de abastecimento de água para melhorar o saneamento em 57 comunidades dos povos Baniwa e Koripako na bacia do rio Içana; instalação de 22 filtros para tornar água potável; melhorias sanitárias nas casas de apoio aos povos indígenas em área urbana; e doação de 600 testes de Covid-19 ‘padrão-ouro’ para o município de São Gabriel da Cachoeira (AM).

20 anos de luta

O professor Baniwa Isaías Cardoso comemorou a instalação da internet na comunidade.

“Lutamos 20 anos para ter internet em nossa comunidade. Esse é um sonho que faz tempo e agora podemos realizar”.

Ele, Walter e Jonas Lopes zelam pela internet instalada na comunidade de Canadá, no alto Rio Ayari, na Terra Indígena Alto Rio Negro, próximo à fronteira com a Colômbia. Uma viagem de Canadá até a cidade de São Gabriel costuma levar de dois a três dias no tipo de motor e embarcação usada pelos indígenas.

A internet instalada pela ISA contou com apoio financeiro da Fundação Moore, da Aliança pelo Clima (ApC) e da Nia Tero. Outras nove comunidades também foram beneficiadas nesta etapa da expansão da internet, entre elas as de São Pedro e Pirara-Poço, ambas no Rio Tiquié.

A instituição também montou um kit de energia solar na maior parte das comunidades onde foi instalada internet via satélite para alimentar o equipamento.

Água potável

Na ação, que beneficiará um total de 17 comunidades e cinco instituições ligadas à saúde e de apoio aos povos indígenas, aproximadamente três mil indígenas de 23 povos terão acesso à água segura e de qualidade. Em julho foram instalados os filtros na área urbana de São Gabriel e na próxima etapa serão instaladas outras 17 unidades nas comunidades na área indígena demarcada.

As melhoras do abastecimento de água foram viabilizadas por meio de projetos com a União Europeia, ApC, Fundação Rainforest da Noruega (RF), Fundo Casa Socioambiental e Embaixada da Suíça.

Testagem para Covid-19

A manutenção dos esforços de controle e monitoramento da pandemia na região são prioridades na estratégia do ISA e seus parceiros que atuam em defesa dos povos indígenas. Com isso, na primeira semana de agosto, foram doados 600 testes de diagnóstico da Covid-19 para a Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel, sendo 300 RT-PCR e 300 antígenos rápidos, todos considerados ‘padrão ouro’ pela OMS.

Adelaide Amorim, subsecretária de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, disse que, com a doação, o diagnóstico de casos de Covid-19 no município ficará mais veloz novamente.

Sobre o ISA

O Instituto Socioambiental integra o Comitê Interinstitucional de combate ao novo coronavírus em São Gabriel da Cachoeira e todas as suas ações ocorrem em sintonia e parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), que representa os 23 povos indígenas da região. Pelos esforços realizados no combate à Covid-19 organizados em seu Plano Emergencial, o ISA recebeu o Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia em março deste ano.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.