A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo projeta que a produção de motocicletas deve atingir 1.290.000 unidades em 2022. O volume representa crescimento de 7,9% na comparação com as 1.195.149 motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus – PIM no ano passado.
No varejo, a expectativa é que sejam emplacadas 1.230.000 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 6,4% em relação a 2021 (1.156.074 unidades). As exportações deverão totalizar 54.000 unidades, alta de 1% sobre o volume registrado no ano passado (53.476 motocicletas).
As projeções de crescimento confirmam o cenário de recuperação gradativa da indústria de motocicletas, que vem retomando os volumes pré-pandemia. “Esperamos um cenário mais estável neste ano para conseguirmos atingir novamente os patamares de 2015, quando a produção ficou na casa do 1,2 milhão de unidades”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Fermanian explica que o avanço dos serviços de entrega e o maior uso da motocicleta nos deslocamentos urbanos, devido ao aumento dos preços dos combustíveis e a disponibilidade de crédito, estão entre os fatores que fazem a demanda pelo modal continuar em alta.
No entanto, a Abraciclo está atenta para algumas variáveis que podem impactar esse desempenho, como o aumento dos casos da variante Ômicron e da gripe H3N2, que podem afastar os colaboradores dos postos de trabalho e impactar a produção. As instabilidades do cenário macroeconômico que influenciam desde o abastecimento e reorganização das cadeias produtivas, até a alta nas taxas de juros e do frete, por exemplo, também merecem atenção. “Também acompanhamos outros movimentos do cenário político e econômico que podem afetar o poder de compra do consumidor e impactar negativamente a demanda por motocicletas”, comenta Fermanian.
PROJEÇÃO MOTOCICLETAS 2022 | |||||||
REALIZADO 2019 | REALIZADO 2020 | REALIZADO 2021 | PROJEÇÃO 2022 | PROJEÇÃO 2022/
REALIZADO 2021 |
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PRODUÇÃO | 1.107.758 | 961.986 | 1.195.149 | 1.290.000 | 7,9% | ||
EXPORTAÇÃO | 38.614 | 33.750 | 53.476 | 54.000 | 1,0% | ||
VAREJO | 1.077.234 | 915.157 | 1.156.074 | 1.230.000 | 6,4% |
Fonte: Associadas Abraciclo
Fechamento 2021
A indústria de motocicletas fechou 2021 com a produção de 1.195.149 unidades, alta 24,2% na comparação com o ano anterior (961.986 motocicletas). O volume ficou 2% abaixo da expectativa da associação, que era de fabricar 1.220.000 motocicletas.
O presidente da Abraciclo ressalta que a meta poderia ser atingida, mas as fabricantes enfrentaram dois obstáculos: a segunda onda de coronavírus que atingiu a cidade de Manaus no início de 2021, quando deixaram de ser produzidas cerca de 100 mil motocicletas, e as restrições implantadas nas linhas de produção para evitar a disseminação da doença. “O maior distanciamento entre os postos de trabalho, por exemplo, aumenta o tempo de fabricação”, explica. “É importante ressaltar que todas as medidas estão mantidas, pois a prioridade é a saúde e segurança do colaborador”, completa.
HISTÓRICO DE PRODUÇÃO ANUAL | |||||||
ANO | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 |
UNIDADES | 1.262.708 | 887.653 | 882.976 | 1.036.788 | 1.107.758 | 961.986 | 1.195.149 |
Fonte: Associadas Abraciclo
Os emplacamentos totalizaram 1.156.074 unidades, alta de 26,3% na comparação com 2020 (915.157 motocicletas). “As limitações nas linhas de montagem fizeram com que, em 2021, tivéssemos dificuldade em atender à demanda crescente. Hoje a fila de espera é de cerca de 30 dias para modelos de baixa cilindrada e scooters. A tendência para os próximos meses é de normalização. Todas as associadas estão se esforçando para atender ao consumidor que espera, quer e precisa de uma motocicleta nova”, enfatiza Fermanian.
A Scooter foi a categoria que registrou o maior crescimento anual. Foram licenciadas 107.285 unidades, volume 40,9% superior ao registrado em 2020 (76.129 motocicletas). “Apesar de ter 9,3% de participação no mercado, as Scooters estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas, graças a sua praticidade, versatilidade e baixo consumo de combustível. A tendência é de que a procura cresça ainda mais”, analisa o presidente da Abraciclo.
Confira o ranking de emplacamentos registrado em 2021 por categoria:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS POR CATEGORIA | |||||||||||
CATEGORIA | JAN A DEZ 2020 | PARTICIPAÇÃO | JAN A DEZ 2021 | PARTICIPAÇÃO | JAN A DEZ 2020 / JAN A DEZ 2021 | ||||||
Street | 457.432 | 50,0% | 563.773 | 48,8% | 23,2% | ||||||
Trail | 176.990 | 19,3% | 239.306 | 20,7% | 35,2% | ||||||
Motoneta | 141.654 | 15,5% | 164.371 | 14,2% | 16,0% | ||||||
Scooter | 76.129 | 8,3% | 107.285 | 9,3% | 40,9% | ||||||
Naked | 23.062 | 2,5% | 30.127 | 2,6% | 30,6% | ||||||
Big Trail | 15.332 | 1,7% | 21.564 | 1,9% | 40,6% | ||||||
Ciclomotor | 11.906 | 1,3% | 15.519 | 1,3% | 30,3% | ||||||
Sport | 6.123 | 0,7% | 6.935 | 0,6% | 13,3% | ||||||
Custom | 5.177 | 0,6% | 5.810 | 0,5% | 12,2% | ||||||
Touring | 204 | 0,0% | 117 | 0,0% | -42,6% | ||||||
Triciclo | 1.148 | 0,1% | 1.267 | 0,1% | 10,4% | ||||||
TOTAL | 915.157 | – | 1.156.074 | – | 26,3% |
Fonte: Associadas Abraciclo
As motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas), que são as mais utilizadas nos serviços de entrega, responderam por 80,7% do mercado, com 932.797 unidades emplacadas. A participação dos modelos de média cilindrada (de 161 a 449 cilindradas) no total de licenciamentos foi de 15,5% (179.481 unidades). Já as motocicletas de alta cilindrada (acima de 450 cilindradas) representaram 3,8% do mercado (43.796 unidades).
As exportações somaram 53.476 unidades, o que corresponde a um aumento de 58,4% em relação a 2020 (33.750 unidades). De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal mercado, com 16.119 unidades exportadas e 28,7% do volume total exportado. Em segundo lugar, ficou a Colômbia (12.541 motocicletas e 22,4% das exportações), seguida pelos Estados Unidos (11.642 unidades e 20,8%).
Resultados de dezembro
No último mês de 2021, 76.359 motocicletas saíram das linhas de montagem do Polo de Manaus. O volume é 32,9% inferior ao registrado em novembro (113.776 unidades). Na comparação com o mesmo mês de 2020, quando foram fabricadas 73.471 motocicletas, houve alta de 3,9%. “O recuo no nível de produção era esperado devido às férias coletivas que já estavam programadas”, explica Fermanian. “As fábricas aproveitam esse período para executar serviços de manutenção e instalação de novos equipamentos”, completa.
Com 112.363 motocicletas licenciadas, o mercado atingiu o segundo melhor resultado do ano e ficou atrás apenas de julho (112.538 unidades). O resultado foi 6,3% superior em relação ao mês anterior (105.740 motocicletas) e 13,8% maior na comparação com dezembro de 2020 (98.775 unidades).
Veja o ranking e a comparação com o mês e ano anteriores:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS | ||||||||
DEZEMBRO20 | NOVEMBRO/21 | DEZEMBRO/21 | ||||||
CATEGORIA | A | PARTICIPAÇÃO | B | PARTICIPAÇÃO | C | PARTICIPAÇÃO | C/A | C/B |
Street | 48.973 | 49,6% | 51.694 | 48,9% | 56.093 | 49,9% | 14,5% | 8,5% |
Trail | 19.900 | 20,1% | 22.386 | 21,2% | 21.962 | 19,5% | 10,4% | -1,9% |
Motoneta | 15.903 | 16,1% | 15.250 | 14,4% | 17.417 | 15,5% | 9,5% | 14,2% |
Scooter | 8.282 | 8,4% | 9.373 | 8,9% | 9.572 | 8,5% | 15,6% | 2,1% |
Naked | 2.395 | 2,4% | 2.526 | 2,4% | 2.630 | 2,3% | 9,8% | 4,1% |
Big Trail | 1.389 | 1,4% | 1.839 | 1,7% | 2.019 | 1,8% | 45,4% | 9,8% |
Ciclomotor | 946 | 1,0% | 1.354 | 1,3% | 1.335 | 1,2% | 41,1% | -1,4% |
Sport | 644 | 0,7% | 563 | 0,5% | 532 | 0,5% | -17,4% | -5,5% |
*As informações são da Assessoria de Imprensa