*Da Redação Dia a Dia Notícia
A escalação de artistas que irão cantar na Copa do Mundo no Qatar está envolta de mistérios e controvérsias. Os principais palcos são os das cerimônias de abertura e de encerramento, quatro festivais e festas de patrocinadores no país durante o período da competição. Até o momento, o único confirmado para o evento de abertura no domingo (20), é o cantor Jugkook da banda de K-pop BTS.
방탄소년단 ‘정국’이 2022 FIFA 카타르 월드컵 공식 사운드트랙과 월드컵 개막식 공연에 참여합니다. 많은 기대 부탁드립니다!
Proud to announce that Jung Kook is part of the FIFA World Cup Qatar 2022 Soundtrack & will perform at the World Cup opening ceremony. Stay tuned!#FIFAWorldCup pic.twitter.com/MwJ2kdNRBp— BTS_official (@bts_bighit) November 12, 2022
Outros eventos envolvendo a apresentação de artistas musicais também acontecerão ao longo da Copa no Qatar. A cantora brasileira Ludmilla vai se apresentar em um evento de patrocinador em um hotel. O maior festival pop é o World Stage, no Doha Golf Club. Também há três festivais de música eletrônica, dois deles com o brasileiro Alok.
O World Stage contará com apresentações de Black Eyed Peas (20/11), J Balvin (24/11) e Robbie Williams (28/11). O festival também anunciou Post Malone e Maroon 5, mas os shows não estão com ingressos à venda nem estão na agenda dos artistas.
Além de Ludmilla, o hotel Bud World Club terá apresentações de Lil Baby, Jason Derulo, Peggy Gou e outros artistas. A cantora brasileira irá se apresentar no dia 1º de dezembro.
🇧🇷 Ludmilla fará um show na Copa do Mundo do Catar. A brasileira estará ao lado de Jason Derulo, Lil Baby e Craig David. pic.twitter.com/bgpAcWslYc
— PAN (@forumpandlr) October 26, 2022
Já o DJ Alok, irá tocar nos festivais de música eletrônica Daydream e Arcadia. O Daydream acontece entre os dias 22 de novembro e 14 de dezembro, com apresentações de Armin van Buuren, Tiësto, Alesso, Dimitri Vegas & Like Mike, Major Lazer, Nicky Romero, entre outros.
Desfalques
A escolha do Qatar para sediar a Copa do Mundo em 2022 foi bastante criticada por ser um dos países que mais viola os direitos humanos no mundo. Existem diversas denúncias de abusos contra trabalhadores migrantes, que ajudaram a construir estádios, contra mulheres e contra a comunidade LGBTQIA+.
Por conta disso, alguns artistas se recusaram a cantar no país durante a realização do evento. Rod Stewart recusou uma proposta milionária para cantar.
Também havia boatos de que Shakira iria se apresentar, porém foram negados pela imprensa colombiana. A cantora não se pronunciou sobre o fato.
Dua Lipa também criticou às violações de direitos humanos após negar rumores de um possível show. A cantora Mel C, das Spice Girls, também fez duras críticas a escolha do país como sede da Copa e considerou como pura ganância.