*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento divulgado pelo instituto Real Time Big Data nesta quinta-feira (27/10) mostra o candidato à reeleição, governador Wilson Lima (União), com 60% dos votos válidos. O atual chefe do executivo estadual, segundo a pesquisa, está vinte pontos percentuais à frente do senador Eduardo Braga (MDB), que possui 40% dos votos válidos. O índice excluir os votos brancos, nulos e indecisos. O segundo turno das eleições será realizado neste domingo (30/10).
Na pesquisa estimulada, Wilson Lima lidera as intenções de voto com 58% da preferência do eleitorado, enquanto Eduardo Braga possui 39%. O número de brancos e nulos caiu em relação ao último levantamento. Na pesquisa divulgada em 17 de outubro, o índice era de 6%, agora é de 2%.
O número de entrevistados que não sabe em quem votar ou não respondeu a pesquisa caiu de 2% para 1%.
No primeiro turno, Wilson Lima obteve 42,82% dos votos válidos, disparando em primeiro lugar. Eduardo Braga passou para o segundo turno com 20,99% dos votos válidos graças aos votos do interior do estado, superando o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que terminou a eleição em terceiro lugar com 18,56% dos votos válidos.
Demografia
Wilson Lima lidera entre todas as faixas de renda apontadas na pesquisa Real Time Big Data, possuindo maior vantagem entre os que ganham mais de cinco salários mínimos. Nesse público, Wilson possui 59% da preferência contra 39% de Eduardo Braga.
O candidato à reeleição também possui a preferência de 62% dos eleitores homens e 55% das mulheres. No mesmo público, Braga pontua 42% entre o público feminino e 35% no masculino. No aspecto religioso, Wilson é o preferido dos eleitores evangélicos (59%) e católicos (56%). Eduardo Braga pontua 42% entre os católicos e 38% entre os evangélicos.
Nas regiões do Amazonas, a maior vantagem de Wilson está nos municípios do sul e norte amazonense: Barcelos, Boca do Acre, Borba, Humaitá, Lábrea, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá. Ainda com a liderança de Wilson Lima, o centro amazonense é onde ocorre a menor diferença entre os dois candidatos, segundo o levantamento. A região é composta pelos municípios de:
- Anamã;
- Anori;
- Autazes;
- Boa Vista do Ramos;
- Coari;
- Iranduba;
- Itacoatiara;
- Itapiranga;
- Manacapuru;
- Maués;
- Nhamundá;
- Parintins;
- Presidente Figueiredo;
- Rio Preto da Eva;
- Silves;
- Tefé;
- Uarini;
- e Urucurituba.
A pesquisa Real Time Big Data entrevistou mil pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro, possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08057/2022.
Confira o levantamento completo aqui.