*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta quinta-feira (3), o Instituto Pontual Pesquisas divulgou mais um estudo eleitoral para a prefeitura de Manaus. Segundo o levantamento, os candidatos Roberto Cidade (União Brasil) e David Almeida (Avante) estão em direção ao segundo turno no pleito deste ano. Almeida aparece com 35,4% das intenções de voto e Cidade possui 20,5%.
Ainda no cenário estimulado, em terceiro lugar, estão tecnicamente empatados Amom Mandel (Cidadania) com 14,8% e Alberto Neto (PL) com 13,0%. Marcelo Ramos (PT) está com 4,5%; Wilker Barreto (Mobiliza) com 0,8% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,1%. Os entrevistados que não souberam opinar/indecisos totalizam 5,3% e os que votam branco/nulo são 5,6%.
Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, foram realizadas 1.066 entrevistas presenciais, nos 63 bairros da capital amazonense, compreendendo as zonas Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste, alcançando margem de erro de 3,0% com intervalo de confiança 95%.
A pesquisa eleitoral está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-06141/2024, obedecendo assim à legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas. No Conre-7, o registro da Pontual Pesquisas é 8260 e o da estatística, prof. M.Sc. Alice Assis é 9079. O diretor-executivo do instituto é o prof. M.Sc. Eric Barbosa.
Eleitores mais decididos com a proximidade do pleito
A pesquisa Pontual ainda revela que 68,8% dos entrevistados responderam que estão decididos sobre em quem irão votar para a Prefeitura de Manaus, enquanto 27,1% admitem a possibilidade de mudar de voto. Apenas 4,1% dos entrevistados não souberam opinar.
Marcelo e David são os mais rejeitados
De acordo com o levantamento da Pontual, Marcelo Ramos é o candidato mais rejeitado, com 21,6%. O atual prefeito David Almeida aparece na segunda colocação com 18,7%. Amom Mandel tem 16,9%.
Para Alberto Neto, a rejeição é de 10,8%. Provavelmente no segundo turno junto com o prefeito, Roberto Cidade tem índice de rejeição de 10,7%. Gilberto Vasconcelos foi rejeitado por 5,6%. O menos rejeitado é Wilker Barreto, com apenas 2,8%.
No total da amostra, 10,4% dos eleitores de Manaus não souberam opinar sobre qual candidato eles mais rejeitam, enquanto 2,5% dos entrevistados optaram por responder branco/nulo.