*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
As convenções partidárias para a definição de chapas nas eleições começam a partir desta quarta-feira (20/07). Até o momento, entre todos os pré-candidatos ao governo do Amazonas, apenas o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) declarou publicamente quem será sua vice: a ex-deputada estadual Vera Lúcia Castelo Branco, que se filiou ao Podemos para ingressar na chapa de Oliveira. Os outros principais candidatos, o atual governador Wilson Lima (União) e os ex-governadores Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB) ainda não definiram seus companheiros de chapa.
Líderes nas pesquisas eleitorais, Wilson e Amazonino têm feito mistério de quem serão seus vices. Rompido com o atual vice Carlos Almeida (PSDB), Wilson Lima firmou aliança com o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), o qual deve indicar o vice do governador. O mais cotado para ocupar a vaga é o ex-secretário municipal de Limpeza Pública Sabá Reis (Avante), que tem sido cogitado pela imprensa e tratado como vice em vários eventos no interior do estado.
As outras opções são o ex-secretário da Casa Civil, Tadeu de Souza, de perfil mais discreto, e a ex-secretária municipal de Saúde Shádia Fraxe, ambos do partido do prefeito de Manaus. Já na chapa de Amazonino, o nome desejado pelo ex-governador é o de Humberto Michiles, nome tradicional da política amazonense.
Mais indefinições
A defensora pública Carol Braz (PDT), única mulher candidata ao governo do estado neste pleito, também não publicou sobre quem ocupará o posto de vice em sua chapa. O mesmo vale para Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Marcelo Amil (Psol). Este último enfrenta a disputa interna do partido, que perdeu muitos filiados após acusações de perseguição política a mulheres.
O caso mais complexo é o do senador Eduardo Braga (MDB). Estagnado no terceiro lugar nas últimas pesquisas, Braga pode ver sua história mudar após ser escolhido como o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo do Amazonas. A federação da esquerda deve apoiá-lo, mas a questão do vice ainda está emperrada.
Veículos aventaram o nome do ex-deputado Francisco Praciano, que afirmou ao Dia a Dia Notícia que não pensa em ser vice. Outras alas do PT amazonense não querem proximidade com Braga, a exemplo do vereador Sassá da Construção Civil, pré-candidato a deputado federal.
Outro nome cogitado é o do pré-candidato Ricardo Nicolau, devido ao fato do seu partido, o Solidariedade, estar na coligação nacional que apoia o nome de Lula para a Presidência da República. Entretanto, o partido marcou o dia 30 de julho para a convenção que pode lançar Nicolau ao governo do Amazonas, o que o tiraria do radar de vices do senador Eduardo Braga.