Search
booked.net

A educação a distância e os desafios de conciliar vida pessoal da profissional

*Por Lane Gusmão

Todo começo de ano é igual, os estudantes se preparam para um novo ciclo na vida escolar e, para os professores, não é diferente. Organizar horários, elaborar conteúdos e trabalhar estratégias de ensino para abordar os mais variados temas são algumas das  atividades que fazem parte da rotina do educador. O ano de 2020 começou diferente e cheio de mudanças.

Com o avanço da Covid19, a pandemia obrigou a sociedade a mudar as regras de convivência, a maior delas é o distanciamento social e as escolas tiveram de fechar, para evitar o contato direto. A maior preocupação dos pais era com o ano letivo e, para não prejudicar os estudos, algumas instituições adotaram o ensino a distância, como já acontece em alguns cursos, mas dessa vez voltado para as crianças. O método dividiu opiniões e com o tempo os alunos e professores foram se adaptando.

Porém, a mudança repentina, sem nenhum tempo de preparo psicológico e de logística, pegou alguns professores de surpresa e quem não tinha familiaridade com a internet teve de aprender na prática, foi o caso do professor de inglês  há 17 anos, Sínval Silva.

 

“O fato de todo mundo ter sido pego de surpresa, tendo que encarar algo inusitado, o mundo virtual meio que desabou sobre nós e tudo passou a ser por meio desse recurso que temos que assimilar para ontem. A necessidade repentina de trabalhar em casa não me deu tempo de providenciar boa iluminação do ambiente, mesa e cadeira adequada para passar horas sentado, além da visão muito tempo exposta à tela do computador, mas vou buscando aprender e organizar meu tempo todos os dias”, explicou.

A questão da instabilidade da internet é o principal desafio encontrado pelos professores que passam horas, às vezes o dia inteiro, elaborando conteúdo e transmitindo as aulas ao vivo. Ainda se adaptando aos “novos tempos”, os professores tentam olhar pelo lado positivo.

“O lado bom é que esse “intensivão” nos prepara para a tendência mundial que já está aí, tudo digital, e nós estamos aprendendo, todo dia”.

Além da infraestrutura em casa que não foi preparada para essa finalidade, tem a conta de energia que aumentou. Mas o maior desafio para quem não estava adaptado a vida “on-line”, principalmente em gravar vídeos ou transmissões ao vivo, é conciliar tudo isso, que às vezes “toma o dia inteiro” à rotina da casa, que por si só já é atarefada. Karen Ponce é pedagoga e ministra aula para crianças, assim como o marido, e eles têm um filho de 3 anos, Pedro Lucas, que está tendo aulas on-line, ou seja, ela, o marido e filho passam algumas horas do dia de frente para o computador.

“Meu horário de trabalho segue normalmente, desde a hora que acordo até a noite, porém em casa. Planejo, dou aula, organizo as atividades, assisto aos vídeos da empresa que nos orienta aos estudos dos alunos. Não existe conciliação, é tudo junto e misturado(risos). O marido é professor, então entende, já que tem a mesma rotina que a minha. Nossa conciliação segue com o Pedro, só que existem semanas que não dá, atrasa as aulas dele e vamos nos atualizar nos finais de semana”.

 

Nas aulas, os professores dividiram as turmas para reduzir o número de estudantes por horário e assim facilitar a interação com todos e a participação dos pais também tem ajudado nesse processo. “Pego todos os tipos de feedback, analiso e tiro lições positivas, para ter um novo aprendizado e sempre melhorar. Os pais têm sido parceiros, participam das aulas. Está sendo um desafio encarado com sucesso e muito cansaço, para não deixar meus alunos na mão, tento seguir o máximo que posso como era na sala de aula”.

Ainda não há previsão de quando as aulas voltam a ser ministradas nas salas de aula, mas por enquanto, os professores continuam se dedicando e aprendendo mais para continuar ensinando. Mais um desafio dessa profissão que nos ensina todos os dias, em todos os aspectos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.