*Franciane Silva – Redação Dia a Dia Notícia
A cidade de Manaus registrou 27.704 crimes com natureza de roubo, apenas entre os meses de janeiro a setembro de 2021. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, o ano de 2021 apresenta uma alta de 7,31% nos registros em relação ao ano de 2020, onde no período de janeiro a setembro foram registrados 25.816 roubos na capital. Os dados são os mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Ao todo, em 2020 os registros chegaram a 34.458 ocorrências, apresentando uma queda acentuada de roubos a estabelecimentos comerciais, roubos de veículos, roubos em via pública e ao transporte público. No ano de 2019, foram registrados 42.102 roubos.
Em média, cada mês de 2021 registrou cerca de 2 a 3 mil ocorrências com natureza de roubo. Um dos crimes mais comuns e rotineiros é o roubo de celulares, que entre janeiro a julho deste ano foram registrados cerca de 10.703 casos. Em alguns casos, muitos criminosos fazem o uso de violência física para intimidar as vítimas, em casos mais extremos acaba se configurando o latrocínio que é o roubo seguido de morte. Neste ano foram registrados cerca de 30 vítimas de latrocínio.
No dia 4 de outubro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) deflagrou a operação Cidade Mais Segura com o objetivo de coibir roubos e furtos em horário de grande fluxo de pessoas nas ruas, com foco em áreas comerciais. Os locais que receberam policiamento foram os bairros Chapada, Manoa e Jorge Teixeira, localizados nas zonas centro-sul, norte e leste da cidade.
Roubo
No dia 16 de outubro, uma dupla de criminosos assaltaram o café regional Ki Delícia, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus. A ação foi registrada por câmeras de segurança do local.
Os assaltantes renderam funcionários que se preparavam para abrir o estabelecimento. Os pertences das vítimas foram levados, assim como utensílios do estabelecimento.