Com a reabertura gradual do comércio a partir do dia 1º de junho, os shoppings de Manaus anunciaram o retorno das atividades com horário diferenciado. A medida vale somente para capital. A flexibilização ocorre, segundo o Governo do Amazonas, após redução no avanço da Covid-19.
Uma das determinações, conforme o Decreto Governamental nº 42.330, de 28 de maio de 2020, é quanto aos shoppings, que poderão abrir com uma lotação de no máximo 50%. Nesse primeiro ciclo, apenas alguns serviços irão funcionar.
Amazonas Shopping
O Amazonas Shopping abrirá das 12h às 20h. Lojas satélites e quiosques têm horário opcional das 12h às 14h até 14 de junho. Os serviços essenciais, que já estavam funcionando – lotéricas, farmácias, supermercado e bancos – continuam adotando o mesmo horário.
O serviço drive-thru das lojas do Amazonas Shopping continuará funcionando, mesmo após a reabertura das lojas. Os clientes poderão continuar usufruindo da comodidade de realizar suas compras pelo whatsapp das lojas e agendar o dia para a retirada dos produtos, sem precisar sair do veículo. O drive-thru do Amazonas Shopping funciona das 10h às 20h, de segunda-feira a domingo. A retirada das compras está sendo feita de acordo com o combinado com o lojista, sempre em algum ponto do estacionamento. A lista de lojas que estão atendendo no novo formato pode ser acessada no site www.amazonasshopping.com.
Sumaúma Park Shopping
O Sumaúma Park Shopping também inicia sua reabertura gradual. O mall funcionará de 12h às 20h e, neste primeiro ciclo, abrangerá lojas de artigos esportivos, para casa, de vestuário, acessórios e calçados; de móveis e colchões; joalherias e relojoarias; artigos médicos e ortopédicos; petshops, agências de turismo, publicidades e afins e de variedades.
Para receber a todos com responsabilidade, cuidado e paixão, marcas registradas do Sumaúma, o shopping desenvolveu protocolos específicos como: sanitização, limpeza e higienização constantes, além de medidas de distanciamento, incremento dos pontos de álcool em gel e maior circulação do ar. Além disso, será disponibilizado ponto de aferição de temperatura para funcionários e clientes (das 11h30 às 19h30), diariamente, próximo à Praça de Eventos (Piso Arara). Pessoas do grupo de risco devem evitar a circulação no local.
O Millennium Shopping reabrirá, na segunda (01), a partir de 9h.
Manaus Plaza Shopping
O Manaus Plaza reabre suas portas com horário diferenciado, das 14h às 20h, de segunda a domingo. As lojas essenciais seguem de 8h às 20h. O empreendimento passou por uma desinfecção e continua seguindo outras medidas de prevenção e combate ao coronavírus e reforça ainda a importância do uso de máscara, que será obrigatório para acessar o mall.
Manauara Shopping
Em alinhamento às diretrizes dos órgãos competentes, e como forma de garantir uma operação zelosa, segura e adequada ao momento atual, o Manauara Shopping também reabrirá nesta segunda, com horário reduzido e um plano de abertura estruturado para preservar o bem-estar e a saúde de clientes, lojistas e colaboradores. O empreendimento é administrado pela Aliansce Sonae, maior operadora de shoppings do país, que estabeleceu critérios e um protocolo para a reabertura baseados nas recomendações de autoridades e consultoria contratada especializada em infectologia.
O funcionamento será de 12h às 20h, diariamente, com abertura de lojas que atendem ao plano gradual do Governo do Estado do Amazonas para a retomada das atividades econômicas na capital, e atenção especial ao fluxo de pessoas, que está estipulada em 50% da capacidade de público. O uso de máscaras será obrigatório para colaboradores, inclusive prestadores de serviço, funcionários das lojas e clientes, também obedecendo a decretos estadual e municipal. Haverá medição de temperatura obrigatória para todos que trabalham no shopping.
Os lojistas receberam uma cartilha com recomendações para a operação no interior de suas lojas, como higienização de provadores, distância mínima de caixas, cuidados com aglomerações e presença de dispenser de álcool em gel para uso dos clientes.
Atendendo à determinação do decreto não será permitido o consumo de alimentos na praça de alimentação até o dia 15/06 e as operações que estiverem em funcionamento farão exclusivamente a venda de produtos.
Cinemas
Os cinemas devem retornar com previsão para dia 06 de julho.