O Amazonas tem atualmente 26 pacientes internados por Covid-19 em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 22 deles, que representam 84,6%, não tomaram a vacina ou não completaram seu ciclo de imunização.
De acordo com o secretário de Saúde, Anoar Samad, “Contra os números não existem argumentos. Vacinem-se. Completem sua segunda dose”, incentivou, nas redes sociais.
Ao todo, há 45 pacientes internados com Covid-19 em hospitais de Manaus, até a terça, incluindo leitos clínicos. Desse total, 62,2% não tomaram nenhuma dose de vacina.
Dentre os 26 que estão na UTI, 19 não tomaram a vacina contra Covid, 3 tomaram só uma dose, e apenas 4 completaram o ciclo vacinal.
Em relação aos leitos clínicos, do total de 19 pacientes internados, 9 não tomaram nenhuma dose, 5 estão com apenas uma dose e outros 5 completaram o esquema vacinal, com a dose única ou as duas doses.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que o Amazonas avança na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mas é essencial o esquema completo da imunização.
“A vacina é a nossa principal ferramenta para conter a pandemia, mas ela é mais efetiva com ciclo completo, por isso fazemos um chamamento para aqueles que estão com suas doses atrasadas no Amazonas”, alertou.