O deputado estadual Tony Medeiros apresentou um projeto de lei para que a segunda-feira pós-Festival Folclórico de Parintins seja considerada feriado em todo o Amazonas.
Na visão do deputado, que por mais de 20 anos foi Amo do Boi do Garantido, o feriado na segunda-feira pós-Festival, dia da apuração das notas e da Festa da Vitória, permitirá que os turistas fiquem mais um dia no município e “consequentemente haverá um aumento na geração de lucros, emprego e renda para a cidade e ganho cultural considerável”.
O festival, que acontece sempre no último fim de semana de junho, rende para a economia do município cerca de R$ 120 milhões, fruto da visita de cerca de 80 mil pessoas por ano neste período.
Além do feriado, Tony Medeiros também propôs transformar os tricicleiros de Parintins em Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Amazonas. Os triciclos são confeccionados com sobras de ferros usados em alegorias e a parte traseira das bicicletas, sendo um dos principais símbolos da Ilha Tupinambarana – e o transporte preferido dos turistas durante o festival.