Um projeto apresentado pelo deputado federal Márcio Labre (PSL-RJ) pode ajudar a manter os serviços de saúde das Santas Casas de Misericórdia e dos hospitais filantrópicos.
A proposta visa estender de um para vinte anos os contratos ou convênios das entidades privadas que estão à beira do colapso com o SUS, além de prever que o reajuste da tabela de prestação de serviços seja realizado anualmente pelo índice geral de preços no mercado (IGPM).
Se aprovado no Congresso, o projeto beneficiaria a Beneficente Portuguesa, em Manaus. A Santa Casa de Misericórdia do município, que seria englobada pelo projeto, foi vendida em leilão judicial, sendo arrematada pela faculdade Fametro.
O deputado estadual Serafim Correa (PSB) afirmou que a Beneficente é, atualmente, o único hospital filantrópico de Manaus.
O projeto é apoiado por membros da bancada amazonense, como o deputado federal Delegado Pablo (PSL-AM), o qual afirmou que “o projeto é louvável e com certeza terá todo o meio para ajudar a aprová-lo na Câmara dos Deputados”.
*Com informações de BNC Amazonas