Search
booked.net
Search
Close this search box.

Inconsistência de dados esconde números reais da pandemia no Brasil

Manaus 07/05/2020 - Cenas dos leitos de UTI do hospital de campanha Gilberto Novaes sob responsabilidade da prefeitura de Manaus. Foto Jonne Roriz/Veja

Sem realizar testagem em massa, o Brasil lida desde o princípio da pandemia com a subnotificação dos casos de covid-19. Porém, nas últimas semanas, a oscilação nos números de diagnósticos pode estar aprofundando este problema. Em meio à disseminação da variante delta, muito mais contagiosa, dados sobre infectados são imprecisos e podem estar escondendo o real cenário neste momento.

Desde o ano passado, especialistas projetam que os números de casos no Brasil podem ser de seis a dez vezes maior que o notificado oficialmente. O maior problema é com a política de testagem do país, que orienta a aplicação de exames apenas em paciente sintomáticos e não realiza o rastreio dos contactantes de infectados.

Segundo o site Wordometers, o Brasil realiza em média 267 mil testes para cada 1 milhão de habitantes, ficando em 126º no ranking mundial de testagem.

Após as duas primeiras ondas que atingiram o país, uma em 2020 e a segunda no início deste ano, médicos e analistas de dados previam uma nova explosão de casos para o mês de setembro no Brasil, em grande parte por causa da circulação da variante delta, que é 70% mais transmissível que as linhagens anteriores.

Já em agosto, um levantamento do Info Tracker, sistema de monitoramento da pandemia das universidades paulistas USP e Unesp, mostrou que a delta já respondia pelo aumento dos casos no Rio de Janeiro e previa a explosão em São Paulo neste mês.

No entanto, justamente este mês, o país passou a sofrer oscilações na divulgação dos números de infectados pela doença. Desde o início de setembro, ao menos 15 secretarias de saúde relataram dificuldades para coletar os dados no sistema e-SUS do Ministério da Saúde, onde são inseridos os casos leves da covid-19.

*Com informações da Uol

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.