O ar frio de origem polar entrou com muita força sobre Rondônia, Acre e sobre o sul do Amazonas causando uma intensa friagem na madrugada do domingo, 24 de maio. Rio Branco, capital do Acre, registrou a madrugada mais fria do ano até agora. Temperaturas próximas dos 10°C foram observadas no extremo sul de Rondônia.
Recorde de frio em Rio Branco
A madrugada do domingo, 24 de maio, foi a mais fria do ano até agora em Rio Branco, capital do Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura mínima de 15,0°C. O recorde anterior de menor temperatura para o ano de 2020 era de 16,2°C, no dia 8 de maio.
O que é a friagem?
O fenômeno da friagem é caracterizado pelo resfriamento intenso provocado especificamente pela passagem de ar frio de origem polar. As friagens acontecem, em geral, durante o outono e o inverno, mas de forma excepcional, também podem ocorrer em outras estações do ano.
Confira as mais baixas temperaturas registradas no domingo 24 de Maio pelo Inmet, no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.
Vilhena (RO): 11,0°C
Parque Estadual Chandless: 14,2°C
Marechal Thaumaturgo (AC): 1,9°C
Feijó (AC): 15,3°C
Cacoal (RO): 15,3°C
Ariquemes (RO): 16,1°C
Eirunepé (AM): 17,8°C
O aeroporto de Porto Velho, capital de Rondônia, registrou 18°C.
Para se ter uma ideia de como essas temperaturas são baixas para maio, para estas regiões do Brasil, segundo o Inmet, a temperatura mínima média para maio na maior parte do Acre e no centro-oeste e sul de Rondônia varia entre 22°C e 24°C.
Forte massa de ar frio sobre o BR
Esta friagem já estava sendo esperada para este fim de semana e é causada pela grande forte massa de ar frio de origem polar que está se espalhando sobre o Brasil. Esta é a segunda onda de frio intensa do mês de maio e atingiu o sul da Região Norte com mais força do que a primeira onda de frio deste mês, que foi observada nas vésperas do Dia das Mães.
A madrugada da segunda-feira, 25 de maio, ainda deve ser bastante fria no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, mas a temperatura não deve baixar mais do que no domingo.
O sol e o tempo seco devem predominar nestas áreas do Brasil por toda esta semana.