Um vídeo que circula nas redes sociais, nesta sexta-feira, 3, mostra carteiras de vacinação falsificadas sendo oferecidas em Manaus. Na gravação é possível identificar carteiras com a confirmação da aplicação da dose, somente para preencher com a data e o nome do imunizante. Vale ressaltar que o governo estadual tornou obrigatória a apresentação do cartão em bares e restaurantes.
Em nota a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que registrou boletim de ocorrência na Delegacia Virtual do Amazonas, na tarde desta terça-feira. E destacou que o caso será apurado pelos órgãos de segurança. “A Semsa repudia veemente esse tipo de prática criminosa que pode causar danos à saúde pública”, afirmou a secretaria em nota.
A Semsa ressaltou ainda que a imunização é a arma mais segura de proteger a população contra o coronavírus, e orienta a população ainda não vacinados a procurar um dos pontos de atendimento da Prefeitura de Manaus, onde a vacina é oferecida gratuitamente.
A secretaria orienta que caso o usuário tenha perdido a carteira de vacinação original, deve acessar o aplicativo ConectSus para emitir a Carteira de Vacinação Digital ou Certificado de Vacinação. No dia 23 de setembro, a população que frequenta bares, flutuantes devem apresentar a carteira com a aplicação de pelo menos uma dose do imunizante.